sábado, junho 12, 2010

Crónicas do Mundial: Vuvuzelas

O material que se segue para fazer este post deu-me a ideia de abrir mais uma rúbrica: Crónicas do Mundial. Claro que vai ser temporária, até o mundial durar ou pouco mais mas assim é mais fácil de identificar. Como o próprio nome indica, vamos falar sobre tudo o que parecer relevante em relação ao Mundial 2010.

O tema de hoje são as nossas "queridas", nada irritantes, vuvuzelas. Eu já andava a pensar em fazer um post sobre as ditas mas andava a deixar passar a irritação que sinto por elas amansar para não dizer meia dúzia de asneiras aqui no blogui (porque eu acredito que isto seja lido por menores e não quero pais ofendidos comigo) e fazer um post decente. Mais uma vez, quando hoje estava a ver o meu mail, descobri a resposta para o meu "problema".

Pelo que já tinha ouvido dizer e segundo a Wikipédia, uma vuvuzela é:

A Vuvuzela é uma corneta de cerca de um metro de comprimento, usualmente usada por torcedores em jogos de futebol na África do Sul. A origem do nome é controversa. Pode provir da palavra Zulu para "fazer barulho", a partir da "vuvu" som que faz, ou de gírias locais relacionadas à palavra para "chuveiro."
A vuvuzela tornou-se popular na África do Sul na década de 1990. Em 2001, a empresa sul-africana Masincedane Sport começou a produzir em massa uma versão de plástico. Requerem um sopro forte, de modo a emitir um ruído semelhante ao de uma sirene ou ao de um elefante.


Devo confessar que eu pensava que tivesse sido algo construído/inventado pelos nativos como alguma forma de comunicação (agora parecia aqueles gaijos do post mais abaixo que acham que em África andam todos de tanga e não há civilização) mas afinal foi construído mesmo com o objectivo que está a ser utilizado.
Apesar de eu não achar piada nenhuma aquilo, especialmente quando andam aqui ao pé da minha casa (que fica numa curva contra curva e onde os carros insistem em apitar sem necessidade porque se fossem mais devagar bastava), seja de dia seja de noite a tocar aquela porcaria e a acordar-me a miúda, preocupa-me bem mais isto:

A Vuvuzela tem sido alvo de controvérsia devido ao instrumento causar danos auditivos graves e permanentes, e por ser um disseminador de doenças (a gripe em particular, mas podendo ser qualquer germe) substancialmente mais perigoso do que tossir ou falar. É também perigosa para animais, visto que estes possuem geralmente uma audição mais sensivel, podendo criar situações de pânico e terror além de danos mais sérios em comparação com humanos.

"Oh paiiiiiiiiiii, eu quero uma vuvuzela!!! E quero acordar os vizinhos todos. E depois eles passam-se e chegam ao pé de mim e arreiam-me uma carga de porrada!"
"Paiiiiiiiiiiiiiiii, o vizinho bateu-me! Pai, se calhar ele tinha razão, porque eu já nem o ouvia bem..."

acrescentam ainda:

A vuvuzela tornou-se conhecida mundialmente durante os apuramentos para a Taça das Confederações de 2009 e para o Mundial de 2010. A FIFA procurou banir o uso da vuvuzela durante o Mundial de 2010 devido à preocupação do seu uso como arma e de que fosse utilizada como método de publicidade (autocolantes publicitários, por exemplo), porém, a SAFA (South African Football Association) defendeu o instrumento como uma parte essencial do futebol na África do Sul, e a FIFA decidiu permitir a sua utilização desde que não excedam 1 metro de comprimento.

Comentadores de jogo, jogadores, treinadores, e mesmo as audiências em estádio e por televisão ou rádio têm-se oposto ao seu uso devido ao seu som ininterrupto e extremamente alto, causando irritação entre os seus ouvintes e dificultando gravemente a comunicação entre jogadores e treinadores em campo. Para as audiências fora do estádio, o som torna-se desgastante mentalmente, podendo atingir um ambiente quase hipnótico induzindo cansaço e/ou irritação. Porém é uma manifestação cultural não somente da África do Sul, o que torna a questão extremamente delicada.

A FIFA já se pronunciou novamente sobre o uso da vuvuzela, sendo que à partida, depois da fase dos grupos do Mundial 2010, será banida se o seu uso não se tornar mais moderado.

É por estas e por outras que devido à anatomia do objecto me apetece dizer para o usarem noutro orifício que se calhar não tinham só o proveito de ampliar o som!

Esta imagem ilustra isso mas não da forma que eu imaginava. Mas cada um dá-lhe o uso que bem entender... Eu não faço conta de usar nenhuma, seja de que forma for.

Sem comentários: