segunda-feira, junho 07, 2010

Casamento gay

Ora bem, vamos lá ver se vou conseguir transmitir correctamente o meu ponto de vista sem ser mal interpretada.

Como todos devem saber, hoje realizou-se o primeiro casamento gay em Portugal após a aprovação da lei.
Pelo que vi brevemente nas notícias, pareceu-me tudo muito normal (talvez até de mais), simples e sem grandes floreados. As mulheres que já lutavam à tanto tempo pelo que queriam, finalmente conseguiram e demonstraram a sua alegria e felicidade. Concorde eu ou não com estes casamentos, parecia um casamento civil comum entre um casal heterosexual.
Depois vi esta notícia no CM online que me fez ficar enjoada:

Gays querem festa na Basílica

O casal de lésbicas Teresa Pires, 33 anos, e Helena Paixão, 39 anos, que a 1 de Fevereiro de 2006 viu negado o casamento civil deve concretizar hoje esse desejo: tem casamento marcado numa conservatória em Lisboa, no que será o primeiro casamento homossexual no País.

Com a homologação da lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo, vários casais estão já a preparar as cerimónias de enlace. É o caso de Manuel Correia, de 54 anos, e Fernando Fonseca, de 32.

O casamento civil está marcado para dia 27. Os 150 convidados reúnem-se na escadaria da Basílica da Estrela, em Lisboa. Foram convidados artistas e figuras públicas. O casal garante ter enviado convites para Cinha Jardim e as filhas, Isaurinha e Pimpinha, Carla Andrino, Paula Taborda, Carlos Veríssimo, Fernanda Freixo e a fadista Carmen Garcia. No entanto, os familiares do casal mantêm reservas na aceitação da relação.

Ao CM, Manuel e Fernando desvendam pormenores do enlace e revelam o vestido de noiva que Manuel, ou melhor, a ‘Fernanda’, como é chamado pelo companheiro e amigos, vai vestir. ‘Fernanda’ emociona-se quando fala do amor pelo namorado. "É o amor da minha vida. Casar é o sonho que tenho desde que o conheci." O ‘marido’, como ‘Fernanda’ trata Fernando, não duvida dos sentimentos. "A Fernanda é a pessoa com quem quero viver o resto da vida."

O vestido que ‘Fernanda’ vai usar tem alças e rendas, custou 7000 euros e foi oferecido. A tiara de brilhantes, falsos, custou 5000 euros. Irá usar pulseira de pérolas e colar a condizer. Para ‘Fernanda’, não é difícil o equilíbrio em saltos altos ou envergar vestido justo: é transformista e o nome artístico é Miss Ágata. Participou em programas televisivos, teatro de revista, espectáculos e filmes pornográficos. Hoje é chefe de cozinha. Fernando é carpinteiro e pedreiro.

In CM

Precisamente porque não quero que me interpretem mal e saibam a verdadeira razão porque fiquei enjoada é que NÃO vou comentar nos seguintes pormenores:

- que a "Fernanda" tinha idade para ser pai (ou mãe) do outro;
- que vão fazer uma festa, convidar um porradão de gente mas o "marido" nao tem dinheiro para pôr uns dentes (se calhar estão à espera do guito das visitas);
- que vão convidar figuras públicas que provavelmente nem se conhecem, a propósito não sei de quê);
- no abuso de dinheiro que custa a "indumentária" da "Fernanda", que foi dado não sei por quem; etc

mas vou comentar que:

- se eu fosse uma das mulheres que se casou hoje tinha vergonha de ser referida nem que fosse só num parágrafo desta notícia e que ia ficar ofendida pela comparação;
- que tenho algumas dúvidas nos sentimentos deles, não porque são homens, mas porque precisam de "apalhaçar" o acto que os vai unir.

Vamos lá ver uma coisa: a Teresa e a Helena são mulheres, vão continuar a ser e tratam-se como tal. Agora dois homens casam-se e um deles adopta um nome de mulher, veste-se como tal. Para quê? Não terem dúvidas de que é homosexual? Acho que não era necessário... Shame on you!

4 comentários:

Barbara disse...

Estou a preparar-me para me levantar da cadeira e dar-te uma salva de palmas :D

Francisco disse...

sem comentários...

Fernanda disse...

E a maioria dos homens também não vão ser assim. isto é uma excepção estupida que deve envergonhar a comunidade gay

Nataxxa disse...

Espero que tenhas razão.