segunda-feira, março 15, 2010

Facebook vs Hi5




vs



Há uma questão que já me anda a matutar na cabeça há tempos: o sucesso repentino do Facebook.

Eu sou uma pessoa que não ligo nada a estas mariquices de "redes sociais", especialmente para a maioria dos casos em que são utilizadas, mas até tenho uma conta que não me esqueço que tenho porque vou recebendo mails com avisos.

Se não me falha a alembradura, o Facebook acho que é mais recente que o Hi5, por exemplo, que foi uma das "redes sociais" com mais sucesso e talvez a que mais ajudou a proliferar o conceito. Qualquer pessoa, especialmente miúdos ainda com a fralda pendurada de fora da roupa, tinham uma conta no Hi5 que servia quase de álbum fotográfico, com as fotos mais "sexys" que se possam imaginar e que partilhavam com uma resma de "amigos" que tinham.

O Facebook já existia, porque não sei quando criei a minha conta mas foi bastante antes deste "boom" mas não era muito usado ou tão conhecido, pelo menos. De repente, quando menos dou por mim, eis que toda a gente vira o bico ao prego e começa a usar o Facebook!

Não percebo porque a mudança repentina... Deram rebuçados e eu não me apercebi? Andaram a comprar utilizadores? Pois, não sei, ainda não consegui perceber. A única coisa que sei é que anda tudo "infectado" com esta febre. Mas quando digo tudo, é tudo mesmo. Até editoras de livros apanharam a onda (diga-se de passagem que é uma excelente e gratuita forma de fazer publicidade e de chegar a milhares de utilizadores).

Alguém me consegue explicar o porquê disto? Até agora tenho algumas teorias, tais como os joguinhos que dão para a jogar e que passo a vida a ser convidada (coisas de quem não tem mais que fazer...), assim como as mariquices dos abraços e beijos e o diabo a 7, o chat e pouco mais.
Sim, porque hoje vinha eu na minha velocidade de formiga do trabalho para casa quando ouço um moçoilo a sair do carro, ao telemóvel com alguém e lhe diz: "...Ah e tal, para isso falamos no Facebook..." Sou muito a favor de se utilizar os meios disponíveis para falar, já que pagamos uma conta de internet, escusamos de gastar telefone ainda por cima, mas tipo... MSN? Skipe? Não conhecem ou sou eu que tou a ficar velha e agora isso é coisa do passado??

Esta foi a minha dúvida existencial de hoje... Elucidem-me.

2 comentários:

Francisco disse...

sim!! estais a ficar cota, manunxa!!!

és tu e eu a ligar a isso...

sempre que vejo o perfil de alguém, seja no "livro das fronhas" seja no "olá 5", me arrepio com as centenas (e às vezes) milhares de amigos que as pessoas têm...

hoje em dia devem convidar alguém para ir beber um cafézito e depois, em vez de pedirem o número de telemóvel pedem o contacto das fronhas...

sim, estamos a ficar cotas!!!

AnaD disse...

Velhaaaaaaaa :p