quarta-feira, janeiro 26, 2011

Quem nasceu primeiro:

...  galinha ou ovo?
Esta questão aplicada às operadoras móveis: quem nasceu primeiro? Os broncos dos marketing das operadoras ou os totós dos clientes que vão nas tangas deles?

Ainda eu me queixo do meu trabalho. É uma valente de uma merda mas tenho que admitir que não há só dias em que me apetece bater com a cabeça nas paredes e, especialmente, nos clientes. Hoje foi um desses.
Estava eu a ler os mails e uma informação sobre o novo tarifário e da TMN. Um dos nossos distribuidores mandou-nos o argumentário para a adesão àqueles tarifários e o que eu me ri ao ler aquilo! Passo a transcrever e comentar:

(antes de mais, não vá a TMN dizer que eu só bato no ceguinho e não faço publicidade, podem consultar o tarifário aqui)

Qual a vantagem dos tarifários e em relação ao moche?
Os tarifários e incluem comunicações grátis para toda a rede tmn e não apenas para a comunidade de clientes moche.
(gostei do termo "comunidade". Daqui a pouco estão a dizer "nação Moche". Deve ser uma comunidade enorme, comparada com a "comunidade extravagante".)

Os tarifários e têm alguma obrigatoriedade?
Os tarifários e têm comunicações grátis durante 30 dias sempre que é cobrada a mensalidade, mas têm total flexibilidade porque a mensalidade apenas é cobrada quando há saldo suficiente.
(claro que não! é tudo uma balda, depois não se tira é proveito do tarifário e quer-se mudar e pimba, caga cá 5 euros que é para abrires a pestana!)

Os tarifários e são realmente ilimitados?
Os tarifários e têm uma política de utilização responsável de 2.000 minutos /mês e 1.500 sms dia.
(bla bla bla)
Esta política foi desenhada de acordo com os padrões actuais de utilização de clientes tmn garantindo que 99% dos clientes não o ultrapassam. (pois, acredito que não, até porque não os têm)
A tmn vai acompanhar os padrões de utilização grátis e alterará os limites se verificar que os padrões de utilização se alteraram. (ah pois alteram, para baixo!)

e havia mais, mas foi o argumento que se segue que me levou a dispender o meu precioso tempo para escrever este post:

Um cliente consegue aceder à internet sem preocupações com 500 mb?
Sim, uma utilização “normal” da internet está completamente coberta com os 500MB incluídos. Os 500MB permitem a um cliente por mês aceder a 17.000 emails ou fazer 100.000 likes no Facebook ou ver 1.000 filmes no YouTube. Apenas para utilizadores muito intensivos de internet esta capacidade não será suficiente, e para esses a tmn recomenda os tarifários pós-pagos unlimited.

Uma das coisas que os clientes que querem pôr internet sempre tiveram dificuldade em perceber foi o tráfego. A não ajudar a isto, vinham as operadoras com a mania de dizer que o tráfego eram os downloads! Sim, e os uploads e tráfego nacional e internacional e a puta que os pariu? Não conta??
Entretanto esta onda de comparações passou um bocado e eu pensei que entretanto elas já se tinham informado correctamente e já não andavam a enganar os clientes. Estúpida! Pensei mal! Agora, a única coisa importante que um equipamento faça é aceder às redes sociais, nomeadamente o Facebook. Desde quando é que esta merda é uma característica importante para se comprar um telemóvel? Pelos vistos, agora é e vou ter que deixar de ficar espantada quando os clientes me perguntarem se aquele telemóvel também faz chamadas...
Então, não vão de modas e eis que surge uma nova explicação do tráfego: vamos convertê-lo em "coisas" para fazer parecer que damos um tráfego brutal, porque se as pessoas virem 500Mb ainda são capaz de achar que é pouco. Então temos:
17.000 emails: "Xiiiiinapá, tanta porra de tanto mail!!! Eu não recebo nem uma cagagésima disso por mês! 500Mb é bué!" Consegue pois, com mail não maiores que 30Kb ou seja, só com texto. "Ah, e aqueles powerpoints giríssimos que me mandam, que até têm música e tudo, também contam?" Claro que sim, aí 100 vezes mais que um só de texto... Não sei bem como é que eles faziam se recebessem mails como os que eu tenho a ir directamente para uma pasta onde tem 2500 email e tem o tamanho de 6Gb, ou seja, 6000 e tal Mb...

1.000 filmes no Youtube: "Xii, eu só vejo 1 ou 2..., por hora, que dá, ora deixa cá ver, hmm... é importante?" Pois, só se forem filmes de spots comerciais, aí com 20 segs...

100.000 likes no Facebook: "AHHHHHHHH, tava a ver que não vinha a porra do FB!!! e dá 100.000??? Isso é bué! Eu sou uma gaija do contra que não gosta assim de tanta coisa e prefiro dedicar-me a fazer upload das fotos todas que tenho no pc, até daquelas de quando ainda usava fraldas, e a pôr uns vídeos todos giros porque apontar para os do Youtube não tem piada nenhuma...
Estava cá a pensar: será que só abrir o site, logar e carregar o perfil não gasta aí metade do tráfego que os 100.000 likes geram?? Hmm, sinto que estou a ser roubada..."

Vamos lá deixar uma coisa clara: normalmente, os informáticos não percebem de marketing e, obviamente, os de marketing também não percebem de informática e, neste caso, nem se deram ao trabalho de falar com quem sabia. Ah espera, se calhar falaram mas os bosses não deixaram pôr as coisas como deve ser porque senão os clientes, mesmo os que não percebem nada de tráfego, conseguiam perceber que 500Mb é uma merda até para utilizadores "normais", que são aqueles que eles consideram que vêem FB e Youtubes que são só 2 exemplos das coisas que mais tráfego fazem em navegação "normal". Shame on you, seus filhos das PUTAS!

P.S.: desculpem a linguagem neste post, mas não posso com estas merdas!

2 comentários:

Ana disse...

Bemmm tu arrasas com qq política de marketing...:)

Francisco disse...

e ainda falas de mim quando, raramente, digo uma asneira... :o)