Esta aqui a ver as novidades e vejo esta notícia, que me fez lembrar de uma cena lá na loja a semana passada.
A mãe com o filho (deve ter aí uns 8 ou 9 anos) bem-chato-por-sinal-e-que-se-a-minha-filha-for-assim-quando-for-daquela-idade-vai-levar-muita-porradinha foram lá à loja porque o Magalhães dele não funcionava. Ora a grande preocupação do petiz era que a professora tinha mandado fazer um trabalho na escola e ele, porque tinha o computador avariado, não pôde fazer no computador e teve que fazer tudo à mão! "E não pode ser assim, porque eu preciso do computador porque fiquei muito cansado por ter que escrever tanto à mão", e bla bla bla.
Além de já estar farta de ouvir a criatura falar mas não me poder manisfestar porque quem tem telhados de vidro não cospe para o ar, apeteceu-me agarrar nele e espetar-lhe com 4 galhetas naquela tromba: 2 por ser uma grafenola que não se cala e mais 2 porque coitadinho do menino teve que fazer os trabalhos todos à mão e pouco mais ainda ficava com uma tendinite no pulso! Não sei como é que as minhas mãozinhas ainda não me cairam, porque no meu tempo, só os ricos é que tinham computador em casa para entregar os trabalhinhos feitos a computador. Além disso, nessa altura, ainda tinhamos que ir para aquela "enorme e recheada" biblioteca à procura de coisas para pôr nos trabalhos. Não havia cá finds, nem copy pastes nem o raio que os parta. Sabem lá o que é peixe agulha!
Agora, que entretanto já descarreguei a minha fúria, aqui segue a notícia de que falei no início do post e de onde deriva o título:
Estudo: há mais crianças a saber usar o PC do que a saber atar os sapatos
Um estudo da AVG conclui que 69% das crianças com idades entre os 2 e os 5 anos sabe mais sobre a utilização de algumas tecnologias do que a execução de tarefas básicas.
O estudo foi realizado pela AVG Technologies no final do ano passado e engloba entrevistas a pouco mais de 2200 mães de países como os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha, Japão, Austrália, e Nova Zelândia. Todos os entrevistados tinham casas com acesso à Internet.
Os números são surpreendentes:
- 58% das crianças do estudo sabem jogar no computador. Apenas 20% sabe nadar e 52% andar de bicicleta
- 69% Controla o rato do computador, mas apenas 11% sabem atar os atacadores
Especialistas consideram que estes conhecimentos em tecnologia vão ter utilidade no futuro, mas alertam para necessidade dos encarregados de educação controlarem o utilização que as crianças fazem de computadores e smartphones ligados à Internet de forma a que a sua etiqueta online seja o mais correta e segura. Também é necessário que as crianças continuam a privilegiar a interação social.In Exame Informática
Não reparei nos pés do fedelho, mas aposto que devia ter sapatilhas de velcro e também não deve saber andar de bike porque a mãezinha o vai buscar e levar à escola.
P.S.: depois de terem ido buscar o "pc", que teve que ser reinstalado porque o disco estava avariado, aparecem-me lá porque o computador não tinha jogos nenhuns! "EU QUERO O SUPERTUX, PORQUE EU GOSTO DE JOGAR SUPERTUX, E OS MEUS AMIGOS TAMBÉM JOGAM" bla bla bla
Subitamente, deixou de ser importante conseguir-se fazer lá os trabalhos da escola...
Sem comentários:
Enviar um comentário